Olá, podemos ajudar?

Cuidados Gerais a Ter em Conta :

Uma jóia pode preservar a sua beleza durante anos, desde que manuseada e cuidada corretamente tendo em conta a sua matéria prima – ouro, prata, prata com banho, pedras preciosas, pérolas, entre outros. O desgaste não é um erro de produção. Cada jóia deve ser manuseada e usada seguindo alguns cuidados de forma a preservar a sua integridade ao longo do tempo.

Que cuidados deve ter na utilização das suas jóias?

  • Não usar as peças enquanto lava as mãos, toma banho, dorme ou faz desporto.
  • O suor e PH da pele podem também influenciar na perda de cor ou escurecimento da peça.
  • Evitar usar as peças na piscina ou na praia, pois o contacto com a água do mar e com a areia podem danificar a jóia.
  • Manter a jóia afastada de perfumes, cosméticos, produtos de cabelo como lacas e outras substâncias químicas.
  • Evitar aplicar esforços exagerados sobre as peças, batidas fortes ou fricção intensa pois também podem danificar as jóias          

A Prata Oxida?

As peças de prata mudam de cor com o decorrer do tempo, fenómeno que se designa de oxidação, ou seja, o escurecimento da jóia. Esta é, apenas, uma camada externa que se acumula na jóia e não afeta em nada a sua qualidade, ocorrendo mesmo quando a jóia se encontra guardada durante algum tempo, sem qualquer utilização.

O escurecimento da prata é um processo químico, frequente em metais nobres da tabela periódica – caso da prata. Essa perda da coloração original acontece devido à oxidação causada pelo contato do elemento com outros, como o próprio oxigênio no ar.

Toda a oxidação é superficial e deve-se à reação de cada organismo em contacto com a jóia como, por exemplo, a poluição do ar ou o contacto com a pele.

O seu próprio organismo pode acelerar o processo de escurecimento da prata. O nosso organismo está em constante reação química e, entre elas, está o suor, composto basicamente, de água e sais minerais (principalmente o cloreto de sódio), mas varia de pessoa para pessoa, podem ser diversas as origens para a oxidação, incluindo o stress (pode provocar a libertação de ácido úrico através da pele - transpiração), determinados medicamentos, o contacto com cosméticos, perfumes e até banhos de piscina ou praia.

As jóias de prata com a cor convencional da prata podem ou não ter banho de ródio, sendo que caso não tenham, não estarão protegidas da oxidação tal como as peças que tenham banho de ouro ou banho de ouro rosa.


O que é o banho de ródio?

Pela sua resistência e brilho, o ródio é muito utilizado na indústria joalheira, na etapa de acabamento de jóias de prata e ouro branco.


No caso da prata, este banho é dado para se criar uma camada protetora na peça, dando brilho e evitando a sua oxidação. No entanto, é importante salientar que o banho de ródio não é eterno. Jóias como anéis e alianças são mais suscetíveis ao desgaste do que outras peças, pois são utilizadas com maior frequência. Geralmente, o banho de ródio começa a sofrer desgastes com 1-2 anos de uso, mas em jóias usadas esporadicamente, os sinais podem aparecer mais tarde.

Esse processo, também chamado de acabamento rodinado, impede que um objeto seja arranhado ou manchado. Ele melhora a qualidade e cor das jóias de prata ou ouro branco. De uma forma geral, o banho de ródio protege a peça de prata de oxidar (ficar escura), mas tudo dependerá sempre da utilização e cuidado de cada um.